O ArchDaily reuniu os dez melhores aplicativos para arquitetos. De versões compactadas de softwares usados diariamente por arquitetos e designers, a telas em branco para esboçar ideias, aqui você certamente encontrará um aplicativo que ajudará em seu trabalho.
– Photosynth (iOS/Windows)
Se você está cansado daquelas imagens panorâmicas que não representam expressivamente o lugar, por mais interessante que ele possa ser, este aplicativo apresenta uma resposta. Simples de usar, uma vez que você escolhe a posição, basta dar um giro com seu dispositivo móvel apontado para frente – o aplicativo organiza uma série de fotografias e monta um panorama de 360º em alta resolução.
– AutoCAD 360 (iOS/Android)
Tenha todos os seus desenhos de CAD em seu dispositivo móvel. Fácil e simples de usar. É necessário ter a versão “Pro” para habilitar algumas funções.
– iRhino 3D (iOS)
Por este aplicativo pode-se visualizar qualquer arquivo de Rhino na extensão 3DM. Um bom jeito de apresentar seus modelos.
– Autodesk Formit (iOS/Android)
Um suplementar do Revit, este aplicativo permite criar e alterar modelos BIM por meio de dispositivos móveis.
– Morpholio / Morpholio Trace (iOS)
O Projeto Morpholio é muito interessante e oferece um vislumbre de onde designers de aplicativos podem chegar com uma boa ideia. O Trace é uma interessante ferramenta para arquitetos.
– Adobe Ideas (iOS)
Este aplicativo oferece algumas ferramentas para esboçar ideias rapidamente e de modo eficiente. Ele não conta com muitas extensões de exportação, mas funciona muito bem em iPhone e iPad.
– Sketchbook (iOS)
Concebido pela Autodesk, este aplicativo funciona como um caderno de croquis, proporcionando liberdade de desenho associada a muitas opções de exportação.
– Graphisoft BIMx (iOS)
Os Hiper-modelos – termo usado pela Graphisoft para descrever modelos BIM em dispositivos móveis – têm o potencial de tornar o BIM ainda mais popular. Sendo um aplicativo que pode ser usado por qualquer membro da equipe de projeto e construção, vale a pena conferir.
– MagicPlan (iOS/Android)
MagicPlan é, bem, “mágico”. Através da câmera do dispositivo e de realidade aumentada, o aplicativo cria pavimentos e ambientes. Tudo o que você precisa fazer é permanecer parado e apontar seu dispositivo móvel, o aplicativo faz o resto do trabalho. Pode-se, então, exportar estes desenhos como PDF, JPG ou DXF. Leva um pouco de tempo para dominar seu funcionamento mas, assim que se pega prática, o aplicativo se torna bastante preciso.
– Paper (iOS)
Com cinco ferramentas e uma tela em branco, Paper é um dos mais populares aplicativos de desenho para dispositivos móveis. Tendo vencido o Aplicativo do Ano da Apple e recebido o Prêmio de Design Apple 2012, este aplicativo tem sido muito avaliado pela The Verge. Ele é rápido, fácil e receptivo.