Mesmo quem não está de dieta costuma se arrepender um pouco das extravagâncias gastronômicas de fim de ano. Afinal, com tantas opções de pratos doces e salgados, fica difícil se lembrar da saúde. Para que ninguém fique com peso na consciência por ter castigado o organismo com exageros, as ceias podem ser planejadas com base nos grupos alimentares. Isso significa que, em vez de preparar quatro tipos de carnes, três de arroz e um monte de sobremesas, melhor escolher um tipo de cada coisa, para poder provar de tudo com moderação e sem culpa.
Carnes – Peru, chester, tender e pernil. Esses são os quatro tipos de carne que costumam reinar nas festas de fim de ano, mas não é necessário fazer todos de uma vez, para não haver um excesso de proteínas no menu. As carnes de porco, como pernil e lombinho, e a bacalhoada são tão bons para a saúde quanto as aves e podem ser uma forma de variar o cardápio. Na hora do preparo evite as opções já temperadas, pois os temperos naturais são mais saudáveis. Alguns deles são: alho, vinho branco, suco de laranja, cravo, ervas e especiarias mais fortes.
Legumes – Quando a carne já estiver dourando, é possível usar o calor do forno para assar trouxinhas de legumes, como inhame, batata-doce, abóbora, brócolis e couve-flor temperados com azeite, alho e sal, e envoltos em papel-manteiga e papel alumínio. Se a carne da ceia for de porco, é melhor evitar o uso de linguiças ou presunto nesses pratos.
Arroz – Como todo o cardápio será especial, não é necessário fazer um arroz muito elaborado. Acrescente cenoura ralada, ervilha ou vagem, a escolha fica a critério do cozinheiro. Passas e azeitona (depois do arroz pronto) deixa o prato diferente e benéfico. Para finalizar, salpique lascas de amêndoa.
Farofa – Outro item indispensável das ceias, a farofa pode ficar ainda mais interessante para o organismo, caso seja usado azeite em seu preparo, para reduzir a quantidade de gorduras. A mistura da farinha de mandioca com algumas colheres de farinhas de aveia e de linhaça faz com que os nutrientes aumentem, já que são ricas em fibras, vitaminas, proteínas e ácidos graxos, como o Ômega 3.
Sobremesas – Fora o tradicional panetone, as sobremesas costumam ser uma bomba de leite-condensado e creme de leite. Apesar de não serem proibidos, esses ingredientes devem ser usados com moderação e, sempre que possível, use frutas.