1. Como declarar imóvel no Imposto de Renda?

    12 de março de 2014

    Preencher os dados na declaração de Imposto de Renda exige cuidado. Se você adquiriu um imóvel no último ano e tem dúvidas sobre como incluir as informações no documento, confira a seguir os principais pontos que merecem atenção. E lembre-se: a entrega da declaração precisa ser feita até dia 30 de abril.

    imposto de renda

    – Cheque os documentos necessários para preencher a declaração. Tenha em mãos o contrato de compra e venda, a escritura lavrada em cartório e um resumo geral de todos os dados do imóvel: Valor de compra, dados dos vendedores, números de registro e data da negociação são dados mínimos necessários para a correta informação para a Receita Federal.

    – Discrimine a forma de aquisição. É fundamental informar o modo exato de contratação, dados precisos do imóvel (matrícula em especial) e opção de pagamento.

    – Certifique-se de que os dados do seu IR sejam os mesmos informados por todos os envolvidos.  É importante que os dados declarados coincidam com as informações que o vendedor do imóvel deve declarar, além de estarem de acordo com o instrumento de compra e venda ou a escritura lavrada em cartório.

    – Não economize na descrição do imóvel. Aponte o tipo de imóvel, localização, de quem comprou, como adquiriu, data da aquisição, forma de pagamento, cartório em que está registrado e todas as demais informações que permitam – apenas com base na declaração – identificar, no futuro, o histórico desse bem.

    – Fique atento ao valor declarado. Em tese, todos os valores gastos com a compra do imóvel compõem o custo de aquisição, incluindo ITBI [Imposto sobre Transição de Bens Imóveis] e corretagens. No entanto, o comum é que o declarante inclua como ‘valor do imóvel’ o número que consta no documento de compra e venda ou, na inexistência deste, no documento lavrado em cartório.

    – O que você deve fazer com o pagamento de comissões? Caso o comprador tenha pago outros valores além do que consta na escritura, como, por exemplo, comissões, ele deverá incluir esse número como custo. Mas atenção: por precaução, é conveniente indicar isso no campo de discriminação do bem.

    – Especifique as condições de pagamento. É recomendável que toda explicação seja indicada no campo destinado à descrição do bem. Prazo, forma de pagamento, quanto foi dado de entrada, como e se o valor foi parcelado ou financiado são pontos que devem estar claros.

    – No caso do imóvel ter sido financiado, informe o total já pago, de forma cumulativa. E, no ano seguinte, comece a declaração com o saldo quitado até o ano anterior e some a este a quantia paga ao longo do novo ano.

    – Quando duas pessoas compram um imóvel juntas, a declaração depende do tipo de negociação e também do relacionamento existente entre elas. Quando se trata de um casal, é possível elaborar e entregar a declaração do Imposto de Renda tanto de forma conjunta como separada. Ao optar pela maneira conjunta, 100% dos bens são declarados por apenas um dos cônjuges. Se fizerem declaração em separado, o imóvel deve constar apenas em uma das declarações, embora, salvo contrato particular entre o casal, o patrimônio pertença a ambos. Esse procedimento serve tanto para pessoas casadas pelo regime de comunhão parcial de bens como para aquelas que vivem em união estável [que, para fins patrimoniais, equivale ao casamento em comunhão parcial de bens]. Quando não há uma relação matrimonial, cada um deve declarar o imóvel de forma independente, fazendo referência ao percentual e valor a que tem direito.

    – Nos anos seguintes, o custo do imóvel deve ser mantido o mesmo. Não é permitida a valorização do bem, exceto pela realização de obras, que devem ser comprovadas com notas fiscais e/ou recibos de profissionais. Uma vez declarado o valor do imóvel, este não pode ser alterado, o que pode ocasionar uma forte tributação quando da venda, pois haverá incidência de 15% de IR sobre o ‘ganho de capital’, que será a diferença entre o valor de compra (que constará na declaração) e o valor de venda.

  2. Como contratar uma diarista de forma segura?

    5 de março de 2014

    blog2

    Com a correria do dia a dia e após um longo dia de trabalho, os afazeres domésticos não soam nada atrativos, além de tudo, manter uma casa limpa não é nada divertido. Ter ajuda diária ou semanal nas tarefas de casa já não é mais considerado luxo, mas sim uma necessidade. Se você se encaixa nesse grupo de pessoas que prezam pelo aproveitamento do tempo livre, e está à procura de uma pessoa para te auxiliar com os afazeres domésticos, vale a pena seguir as dicas a seguir para evitar futuros problemas:

    Procure referências: Como em qualquer tipo de contratação de serviço, pedir referências pode te livrar de várias furadas. Pergunte a familiares, amigos próximos, colegas de trabalho e arranje indicações de profissionais que prestam um serviço de qualidade e são de confiança.

    Pesquise: Além de referências, também é importante fazer uma pesquisa simples online sobre a pessoa que você está contratando, para garantir que não haja nenhum histórico indesejado.

    Independente ou empresa: Contratar uma doméstica que trabalha de forma independente ou uma empresa de limpeza também é uma decisão a se considerar. Ambas possuem suas vantagens e desvantagens, por isso devem ser analisadas tendo em vista suas expectativas.

    Informe: Garanta que você passou toda informação necessária para que a profissional consiga exercer sua função da melhor forma possível – detalhes com animais de estimação, senhas do prédio/casa, despejo de lixo no condomínio, etc. Se será necessário maior atenção a algum cômodo, ou algo precisa de mais fragilidade e cuidado ao limpar, passe de forma clara todas essas informações. Não se esqueça de dar feedback sempre que julgar necessário. E ah, feedback também inclui elogios, ok?!

    Mantenha a ordem: Deixar objetos fora do lugar de origem dificulta o trabalho. Mantenha a ordem para que ela consiga realizar o trabalho de maneira mais eficiente, e também para evitar que seus objetos sejam guardados em locais que você não vá encontrar depois.

    Siga essas dicas e desfrute do prazer e conforto que é viver em um lar sempre organizado!

  3. Foco no planejamento

    26 de fevereiro de 2014

    foco no planejamento

     

    Normalmente, quando um profissional deixa de realizar uma tarefa, é por falta de foco, e não por falta de tempo. Os principais ‘ladrões’ de tempo no meio organizacional são as pessoas sem qualificação, centralização de atividades, falta de organização pessoal ou corporativa e falta de foco ou disciplina.

    Para se manter organizado é preciso, primeiramente, fazer um planejamento diário como uma lista ou agenda de atividades. É um exercício constante, uma mudança de cultura. Avaliações frequentes do que se faz com o tempo disponível pode ajudar na criação do hábito.

    Grid de prioridades – com níveis de urgência e importância – assim como listar prioridades, manter as finanças sob controle, reuniões objetivas e treinar as equipes de trabalho, são ferramentas e atividades economizadoras de tempo.

    Carolina Kourroski, diretora da divisão norte-nordeste na Kimberly-Clark é adepta da lista de atividades. “Além da elaboração da agenda, para se tornar mais produtivo é necessário reservar 20% do tempo para imprevistos e compartimentar o horário em 1h ou 1h30”, afirmou a diretora, após mostrar um estudo no qual o resultado apresenta que os norte-americanos são cinco vezes mais produtivos que os brasileiros. “Infelizmente, o Brasil tem um investimento desigual em educação, infraestrutura e tecnologia, o que nos deixa em desvantagem”.

    A política da empresa deve deixar bem claro para os funcionários e colaboradores suas atividades e atribuições, além do resultado esperado. No ambiente corporativo, o líder deve demonstrar sua produtividade e disseminar as técnicas de gestão de horários. Com o tempo, essa gestão torna-se natural.

  4. O renascimento da penteadeira

    19 de fevereiro de 2014

    A penteadeira é uma peça que desperta o desejo feminino há muito tempo. Ela surgiu por volta do século XV, época do Renascimento, movimento artístico e cultural que nasceu na Europa. Este foi o momento em que homens e mulheres começaram a quebrar grandes tabus em relação a vida. Ao mesmo tempo, perceberam que era possível o cuidado com a aparência, mesmo fora do âmbito da realeza ou da aristocracia, e mais do que isso: viram que para viver nas grandes cidades era totalmente necessário se apresentar bem.

    A partir de então as casas da classe burguesa possuíam penteadeiras com espelhos, onde as mulheres podiam passar horas inventando novos penteados ou novas formas de usar acessórios.

    Nos anos 2000, elas perderam um pouco do seu charme, indo parar em lojas de móveis usados, onde foram redescobertas há pouco tempo. Restauradas ou com releituras modernas, foram reintegradas à decoração de ambientes super atuais.

    penteadeira_1924

    Ilustração de George Barbier, do ano de 1924, onde uma mulher se arruma em sua penteadeira

     

    atriz de hollywood

    Janet Gaynor, atriz de Hollywood se preparando em sua penteadeira

     

    Penteadeiras com leituras mais atuais. Combinam com ambiente clean e moderno.

    Penteadeiras com leituras mais atuais. Combinam com ambiente clean e moderno.

  5. A importância do arquiteto

    12 de fevereiro de 2014

    a importância do arquiteto

    Muitas pessoas se perguntam sobre a importância de contratar um arquiteto, na maioria das vezes, porque não sabem o que exatamente ele faz. Além dos motivos relacionados às atribuições da profissão, recomenda-se a contratação do arquiteto para, principalmente, evitar dores de cabeça em relação a uma obra.  Porém, ele também pode ser consultado para outras situações, como a compra do imóvel , para saber se irá atender aos desejos do futuro morador, ou a compra dos móveis, por questões de estética, padrão e tamanho.

    Alguns ainda acreditam que contratar um arquiteto oneroso e tem a falsa ideia de que eles indicarão somente produtos caros. Tudo isso é um grande equívoco. Os custos variam de acordo com o que o cliente tem disponível para investir. Não podemos esquecer que construir ou reformar exige, sim, disponibilidade financeira. Se o desejo do proprietário do imóvel é instalar mármore importado, painéis de vidro, madeira e aço inox, o investimento será maior.

    O bom arquiteto sabe avaliar as necessidades do cliente, desenvolver o projeto de acordo com elas e equilibrar custos. Todas essas decisões – necessidades, custos, materiais de acabamento – devem ser tomadas na fase de projeto e profissional e cliente devem estar de acordo. É importante salientar que a elaboração do projeto exige tempo, porque todos os detalhes devem ser previstos para minimizar os problemas durante a execução.

    Existem muitos profissionais envolvidos além do arquiteto: engenheiro, pedreiro, bombeiro, marceneiro, fornecedores (lojas de materiais de construção e de acabamentos) e não há como controlar todas as variáveis (choveu, caminhão quebrou e material atrasou, pedreiro faltou, loja fechou). Mas, de qualquer forma, a presença do arquiteto agiliza a solução dos problemas, pequenos ou grandes.

  6. Lua de mel dos sonhos

    5 de fevereiro de 2014

    Quando acontece o pedido de noivado é que começam os preparativos para a vida a dois. Primeiro o casal deve decidir onde irá morar. Afinal, é para lá que devem ir os noivos e todos os seus pertences, além dos presentes recebidos no grande dia. Logo após, os detalhes da festa, como local, decoração o vestido da noiva, os padrinhos…ufa, é muita coisa! Mas não acabou: os dois ainda têm que decidir onde irão passar a lua de mel. E isso não deve ser deixado para a última hora, pois corre-se o risco de não ir parar onde os “pombinhos” querem. Por isso, aqui vão algumas dicas de como projetar uma lua de mel e aproveitá-la ao máximo:

    – Prazo: Planeje a viagem com um prazo de cinco a oito meses antes do embarque. Dessa forma pode-se garantir as melhores tarifas e opções, e evitar o corre-corre para achar lugares nos voos, hotéis e passeios.

    – Investimento: Inclua o investimento para a lua de mel na planilha total dos gastos do casamento. Isso permitirá distribuir os recursos de forma mais objetiva, evitando que no final de todo o processo os noivos fiquem sem a tão sonhada viagem, a verdadeira comemoração a dois.

    – Informação: Busque informações sobre o(s) destino(s) pretendido(s). Clima, intempéries, sazonalidade, etc. Assim, o casal evita surpresas desagradáveis, tais como furacões, monções ou até visita a cidades fantasmas (com as principais atrações fechadas na baixa temporada).

    – Escolha: O destino deve ser escolhido de maneira cuidadosa e criteriosa. Dessa forma a viagem atenderá aos anseios, interesses e sonhos do casal. Não tem sentido escolher um lugar que um dos noivos já visitou com um ex.

    – Adaptação: O ritmo da viagem deve ser adequado ao ritmo do casal. Se vocês não conseguem ficar mais de quatro dias longe do agito urbano, não poderão escolher um destino como Maldivas. Assim como uma dupla mais tranquila não deve cogitar visitar três países em dez dias.

    – Exigências: Administre as exigências burocráticas referentes à viagem, tais como documentação pessoal, vistos, vacinas, seguro-viagem etc. Não existe nada pior do que um ser impedido de embarcar por estar com o passaporte vencido ou sem o Certificado Internacional de Vacina.

    – Detalhes: Não se esqueça de providenciar pequenas coisas que podem fazer a diferença: equipamentos de foto e vídeo, cartões de memória, bateria extra, carregador universal, telefone celular, iPod, remédios e objetos de uso pessoal (como lentes de contato ou óculos de sol).

    – Despesas: Faça uma previsão dos gastos locais e providencie a compra de moeda estrangeira (se a viagem for para o exterior). Verifique o limite do cartão de crédito e administre as despesas de perto. Afinal, não convém começar a vida de casados com dívidas.

    – Aproveite: O momento é ideal para caprichar nos acessórios românticos, tais como óleos de massagem, lingerie especial, músicas e filmes que marcaram a história de vocês.

    Com essas dicas em mãos e o amor no ar, as experiências da viagem de lua de mel serão inesquecíveis!

    recem casados

  7. Porto Imperiale: o mais novo empreendimento entregue pela Nova Trento

    29 de janeiro de 2014

    Na última sexta-feira (24) a Nova Trento celebrou a entrega do seu mais novo empreendimento: o Porto Imperiale, que está localizado na Rua Manoel Barreto, 90, Bairro Victor Konder, em Blumenau (SC). O evento ocorreu nas dependências do próprio condomínio e contou com a presença de 160 pessoas.

    A construção durou exatos 38 meses. O empreendimento contém revestimento externo com cerâmica e pintura acrílica ou textura, hall de entrada decorado, dois elevadores, portão e porteiro eletrônico, medidores individuais de água e gás, cisterna pluvial para aproveitamento de água da chuva, mais de 850 m2 de área verde preservada, sensor de presença nas garagens e hall de entrada e gerador de eletricidade. Além de salão de festas mobiliado com churrasqueira, sala de Jogos mobiliada, academia, playground e piscina com amplo deck.

    Os apartamentos contam com três dormitórios, sendo uma suíte, lavabo, ambientes sociais totalmente integrados, sacada com churrasqueira integrada ao living e cozinha, tubulação para água quente, espera para ar condicionado tipo split, janela dos dormitórios com persiana, piso laminado de madeira nos dormitórios e piso em porcelanato nas demais dependências.

    Por que Porto Imperiale? O grupo Nova Trento tem uma marca em suas obras, que é a utilização de nomes com origens italianas. Mas este nome forte e imponente não foi escolhido somente por ser de base italiana. Para esta obra prima, buscou-se algo a mais, algo que as pessoas que acreditassem neste sonho, pudessem sentir, em que cada família encontrasse seu ‘Porto’ seguro, sua morada, seu aconchego do dia a dia, a reposição de suas energias. E, como uma verdadeira obra prima, o toque final: Imperiale. O imperial que os moradores poderão ver e sentir em cada detalhe, no fino acabamento, e no glamour das áreas comuns deste belíssimo edifício.

    Com esta entrega, já foram construídos pela Nova Trento um total de 16 empreendimentos. O próximo será a Torre 2 do Edifício Le Majestic, em março de 2014.

    Para saber sobre as unidades que ainda estão disponíveis, entre em contato com a nossa central de vendas: (47) 3035-5585.

    Porto Imperiale

    Veja mais fotos em nossa página www.facebook.com/novatrentoempreendimentos

     

  8. Dicas para ajudar na hora da mudança

    22 de janeiro de 2014

    Encaixotar, nomear as caixas, embrulhar objetos frágeis, desmontar camas, armários, guarda-roupa… Mudança é sempre uma correria, e quando começamos a mexer em tudo a vontade é de desistir. Mas acalme-se. Existem algumas dicas para seguir que podem evitar o desgaste e deixar o dia da mudança mais tranquilo. O que você precisa é de planejamento e organização:

    mudanca
    Um mês antes
    – faça cotação e contrate a empresa de mudanças
    – informe o banco e outros estabelecimentos dos quais é cliente sobre seu novo endereço
    – arranje material para embalar seus pertences, como caixas de papelão, jornais, plásticos-bolha, fita crepe e caneta esferográfica
    – empacote o que você não precisará nesse último mês
    – separe produtos sem uso para doação, inclusive móveis e eletrodomésticos.

    Uma semana antes
    – solicite que as companhias desliguem os serviços essenciais, como telefone e luz na data marcada e peça para instalá-los na nova casa
    – coloque seus pertences em caixas
    – comece a esvaziar a geladeira. Deixe apenas alimentos para os próximos dias
    – desmonte as camas e deixe somente os colchões nos quartos
    – reserve um cômodo para colocar as caixas já fechadas

    Um dia antes
    – embale o que restou na geladeira e limpe-a bem
    – peça para cada membro da família, incluindo você mesma, separar uma mochila com itens essenciais, como escova e pasta de dentes, algumas mudas de roupas para os próximos dias
    – guarde os pertences de valor
    – se tiver um bebê na família, deixe à mão fraldas e cobertor. Do mesmo modo, se houver alguém que use medicamentos diariamente, deixe-os também à mão
    – coloque na bolsa o boleto de pagamento da transportadora

    No dia da mudança
    – oriente a equipe contratada para carregar o caminhão. Deixe as caixas frágeis por último.
    – peça para alguém de confiança ir com os objetos e fique na casa vazia. Dê uma boa olhada para ver se não esqueceu nada. Acredite: sempre sobra algo

  9. Como agradar a todos os convidados do meu jantar?

    15 de janeiro de 2014

    Receber várias pessoas em casa nem sempre é fácil. Tem aquele que não come cebola, e aquele outro que odeia alho. Mais um que não gosta de manjericão e ainda o que não come carne. Mas como, afinal, um anfitrião pode agradar pessoas que têm uma lista de “não” bem maior que de “sim”. Veja algumas dicas para evitar desastres do tipo: um convidado separando a carne do estrogonofe ou tentando se livrar da porção de salada no vaso de plantas mais próximo.

    – A primeira dica é básica: faça um levantamento do que as pessoas não comem. Evite investir tempo e entusiasmo em pratos apimentados, agridoces e com ingredientes incomuns antes de checar se que algum dos convidados tem alguma coisa contra.

    – Uma trilha sonora errada pode acabar com a melhor das intenções. Existem pessoas que odeiam o tipo de música que você adora. Pense no perfil dos seus convidados e se quiser ser mais específico, peça para cada um sugerir de 3 a 5 músicas para que você inclua na seleção.

    – Bebidas são um capítulo à parte. Tenha na geladeira de três a quatro opções certeiras: cerveja, vinho, água ou chá sem açúcar. São escolhas que quase sempre agradam a todos e combinam com praticamente tudo o que você decidir colocar na mesa. No caso de nada agradar, dá pra ir rapidinho a uma conveniência de um posto mais próximo e resolver a situação.

    – Vai servir café? Nem todo mundo gosta, então, tenha sempre à mão saquinhos de cappuccino instantâneo e de chás.

    Estas são boas alternativas para encerrar o evento com chave de ouro e sem cara feia. Mas a dica crucial é: se não quiser errar em nada, pergunte a todos o que querem ou – no caso de amigos próximos – se reúnam para sair às compras. Esse é mais um motivo para estar todo mundo junto!

    jantar entre amigos

  10. Residencial Porto Imperiale – mais que um lugar para morar

    8 de janeiro de 2014

    O Residencial Porto Imperiale é um prédio com apartamentos de 203m² e 205m² de área útil. O projeto de arquitetura e design é caracterizado por uma excelente área interior, perfeita para quem busca espaço e estilo, aliados a uma ótima estrutura de lazer. O empreendimento está localizado no Bairro Victor Konder, próximos aos principais pontos de Blumenau. 

    Os apartamentos contam com 3 dormitórios, sendo 1 suíte, lavabo, ambientes sociais totalmente integrados, sacada com churrasqueira integrada ao living e cozinha, tubulação para água quente, espera para ar condicionado split, janela dos dormitórios com persiana e piso laminado de madeira e piso em porcelanato nas demais dependências.

    Essencial para o descanso, a área de lazer é incrível aos olhos com uma dose adequada de diversão e integração. O salão de festas é todo mobiliado e conta com churrasqueira, a sala de jogos também é mobiliada. Academia, playground e piscina com amplo deck completam o espaço dedicado a toda família.

    Residencial Porto Imperiale é muito mais que um lugar para morar, proporciona exclusividade e qualidade de vida.

    Porto_Imperiale