Quando acontece o pedido de noivado é que começam os preparativos para a vida a dois. Primeiro o casal deve decidir onde irá morar. Afinal, é para lá que devem ir os noivos e todos os seus pertences, além dos presentes recebidos no grande dia. Logo após, os detalhes da festa, como local, decoração o vestido da noiva, os padrinhos…ufa, é muita coisa! Mas não acabou: os dois ainda têm que decidir onde irão passar a lua de mel. E isso não deve ser deixado para a última hora, pois corre-se o risco de não ir parar onde os “pombinhos” querem. Por isso, aqui vão algumas dicas de como projetar uma lua de mel e aproveitá-la ao máximo:
– Prazo: Planeje a viagem com um prazo de cinco a oito meses antes do embarque. Dessa forma pode-se garantir as melhores tarifas e opções, e evitar o corre-corre para achar lugares nos voos, hotéis e passeios.
– Investimento: Inclua o investimento para a lua de mel na planilha total dos gastos do casamento. Isso permitirá distribuir os recursos de forma mais objetiva, evitando que no final de todo o processo os noivos fiquem sem a tão sonhada viagem, a verdadeira comemoração a dois.
– Informação: Busque informações sobre o(s) destino(s) pretendido(s). Clima, intempéries, sazonalidade, etc. Assim, o casal evita surpresas desagradáveis, tais como furacões, monções ou até visita a cidades fantasmas (com as principais atrações fechadas na baixa temporada).
– Escolha: O destino deve ser escolhido de maneira cuidadosa e criteriosa. Dessa forma a viagem atenderá aos anseios, interesses e sonhos do casal. Não tem sentido escolher um lugar que um dos noivos já visitou com um ex.
– Adaptação: O ritmo da viagem deve ser adequado ao ritmo do casal. Se vocês não conseguem ficar mais de quatro dias longe do agito urbano, não poderão escolher um destino como Maldivas. Assim como uma dupla mais tranquila não deve cogitar visitar três países em dez dias.
– Exigências: Administre as exigências burocráticas referentes à viagem, tais como documentação pessoal, vistos, vacinas, seguro-viagem etc. Não existe nada pior do que um ser impedido de embarcar por estar com o passaporte vencido ou sem o Certificado Internacional de Vacina.
– Detalhes: Não se esqueça de providenciar pequenas coisas que podem fazer a diferença: equipamentos de foto e vídeo, cartões de memória, bateria extra, carregador universal, telefone celular, iPod, remédios e objetos de uso pessoal (como lentes de contato ou óculos de sol).
– Despesas: Faça uma previsão dos gastos locais e providencie a compra de moeda estrangeira (se a viagem for para o exterior). Verifique o limite do cartão de crédito e administre as despesas de perto. Afinal, não convém começar a vida de casados com dívidas.
– Aproveite: O momento é ideal para caprichar nos acessórios românticos, tais como óleos de massagem, lingerie especial, músicas e filmes que marcaram a história de vocês.
Com essas dicas em mãos e o amor no ar, as experiências da viagem de lua de mel serão inesquecíveis!