1. Que tal inovar na ceia de Natal?

    17 de dezembro de 2014

    Mesmo quem não está de dieta costuma se arrepender um pouco das extravagâncias gastronômicas de fim de ano. Afinal, com tantas opções de pratos doces e salgados, fica difícil se lembrar da saúde. Para que ninguém fique com peso na consciência por ter castigado o organismo com exageros, as ceias podem ser planejadas com base nos grupos alimentares. Isso significa que, em vez de preparar quatro tipos de carnes, três de arroz e um monte de sobremesas, melhor escolher um tipo de cada coisa, para poder provar de tudo com moderação e sem culpa.

    Carnes – Peru, chester, tender e pernil. Esses são os quatro tipos de carne que costumam reinar nas festas de fim de ano, mas não é necessário fazer todos de uma vez, para não haver um excesso de proteínas no menu. As carnes de porco, como pernil e lombinho, e a bacalhoada são tão bons para a saúde quanto as aves e podem ser uma forma de variar o cardápio. Na hora do preparo evite as opções já temperadas, pois os temperos naturais são mais saudáveis. Alguns deles são: alho, vinho branco, suco de laranja, cravo, ervas e especiarias mais fortes.

    Bacalhau em cama de quinoa negra

    Bacalhau em cama de quinoa negra

    Legumes – Quando a carne já estiver dourando, é possível usar o calor do forno para assar trouxinhas de legumes, como inhame, batata-doce, abóbora, brócolis e couve-flor temperados com azeite, alho e sal, e envoltos em papel-manteiga e papel alumínio. Se a carne da ceia for de porco, é melhor evitar o uso de linguiças ou presunto nesses pratos.

    Trouxinha de folha de acelga com legumes

    Trouxinha de folha de acelga com legumes

    Arroz – Como todo o cardápio será especial, não é necessário fazer um arroz muito elaborado. Acrescente cenoura ralada, ervilha ou vagem, a escolha fica a critério do cozinheiro. Passas e azeitona (depois do arroz pronto) deixa o prato diferente e benéfico. Para finalizar, salpique lascas de amêndoa.

    Arroz integral com ervas e lascas de amêndoa

    Arroz integral com ervas e lascas de amêndoa

    Farofa – Outro item indispensável das ceias, a farofa pode ficar ainda mais interessante para o organismo, caso seja usado azeite em seu preparo, para reduzir a quantidade de gorduras. A mistura da farinha de mandioca com algumas colheres de farinhas de aveia e de linhaça faz com que os nutrientes aumentem, já que são ricas em fibras, vitaminas, proteínas e ácidos graxos, como o Ômega 3.

    Farofa com passas e nozes

    Farofa com passas e nozes

    Sobremesas – Fora o tradicional panetone, as sobremesas costumam ser uma bomba de leite-condensado e creme de leite. Apesar de não serem proibidos, esses ingredientes devem ser usados com moderação e, sempre que possível, use frutas.

    Parfait de morango com iogurte

    Parfait de morango com iogurte

  2. Como presentear no amigo secreto da empresa

    10 de dezembro de 2014

    Tirou o chefe no amigo secreto da empresa? Tem medo de comprar um presente e parecer ‘puxa-saco’? Sorteou uma pessoa que você não conhece ou de quem não gosta? Essas situações são comuns no fim do ano, quando as empresas promovem a brincadeira para incentivar a confraternização entre os funcionários.

    Este é o momento de brindar os bons e maus momentos que aconteceram durante o ano. As pessoas devem manter o alto astral e aproveitar a brincadeira, lembrando sempre que este é um evento corporativo.

    O amigo secreto é um bom momento para estreitar o relacionamento com pessoas com quem temos pouco contato. Não é só uma ‘festinha da firma’, é possível conhecer e conversar com profissionais que podem te ajudar em diversas situações dentro da empresa ou até te indicar para novas oportunidades.

    Um dos fatores que pode determinar a participação dos funcionários é o valor do presente. Presentes caros podem afastar os colaboradores e itens muito baratos podem trazer surpresas na hora da troca. O valor deve ser estipulado pelo grupo, para que todos possam participar sem pesar no orçamento de ninguém, pois nessa época do ano, as pessoas estão gastando com outros presentes e se preparando para as contas do início do ano e, por isso, o valor pode ser simbólico.

    amigo-secreto

     Veja 10 dicas para evitar  gafes e situações constrangedoras na hora da troca de presentes.

    1) Não gosto da brincadeira de amigo secreto. O que eu faço?
    Segundo especialistas, os profissionais que não gostam do amigo secreto devem se esforçar para participar. A brincadeira pode ser uma forma de melhorar o relacionamento entre os colaboradores da empresa e a confraternização é sempre bem vista pela chefia. Caso o funcionário realmente não possa participar, ele deve declinar e explicar suas razões de forma sucinta. A pessoa só precisa dizer que não vai participar neste ano por um motivo pessoal ou porque tem outro compromisso no mesmo dia.

    2) Tirei uma pessoa que mal conheço. O que eu dou de presente?
    Se não houver uma lista de presentes e se as dicas são insuficientes para escolher, será preciso perguntar para outras pessoas para descobrir os gostos do amigo secreto. Investigue com amigos. É uma boa oportunidade para estreitar a nova amizade. Presentes simples como porta-retratos, livros e vinhos são boas opções para não cometer erros.

    3) Não gosto da pessoa sorteada. Posso trocar?
    Todos devem entrar no clima da confraternização. Não deixe sua insatisfação transparecer e continue na brincadeira, mantendo um bom relacionamento com todos. Exercite sua capacidade de relacionamento pessoal, que sempre será positiva na sua carreira. Mas, se o sorteado for um desafeto, a melhor opção é falar com quem está organizando o amigo secreto e tentar trocar para evitar problemas.

    4) Tirei o chefe. Que presente eu dou para não parecer ‘puxa-saco’?
    A primeira regra é não dar um presente que custe mais do que o valor estipulado no início da brincadeira. Presentes muito pessoais como roupas e perfumes devem ser evitados. Investigue seus hobbies, gosto e estilo. O cuidado com o presente deve ser o mesmo dispensado para qualquer outro colega de trabalho.

    5) Posso dar um presente que custe mais do que o combinado?
    O valor é determinado para facilitar a escolha e evitar diferenças nos presentes. É melhor seguir o que já foi estipulado para ninguém se sentir constrangido. Se não for possível comprar algo exatamente no valor estipulado, é melhor optar por um item mais caro do que abaixo do combinado. Nesse caso, o presente pode passar no máximo R$ 10. Nada de bazar ou ponta de estoque.

    6) O que falar na hora de descrever o amigo secreto?
    De acordo com as especialistas, os profissionais só devem falar características positivas e evitar detalhes físicos. A descrição deve enaltecer o respeito e a amizade, o resto não tem necessidade de ser mencionado”. Brincadeiras e trocadilhos também devem ser esquecidos, já que podem criar situações constrangedoras. Encontre palavras positivas e seja simpático com seu amigo secreto, não fale nada que possa deixar a pessoa sem graça ou magoada.

    7) E se eu não gostar do presente, o que faço?
    Agradeça e, dependendo do que for, tente trocar. Para reduzir as chances de o amigo secreto não gostar do presente, compre itens que possam ser trocados.

    8) O vale-presente é uma boa opção?
    O vale-presente não é o ideal, pois mostra que a pessoa não se preocupou em escolher um presente com mais carinho. É melhor evitar. Essa opção pode ser utilizada quando não há uma lista de presentes ou quando o profissional não sabe o que dar. Nesses casos, o vale-presente pode ser uma solução.

    9) Quais são as melhores e as piores opções de presente?
    Livros, DVD, agenda, porta-retratos e objetos que possam ser utilizados no escritório são os produtos mais indicados. Presentes pessoais como roupas, perfumes e lingeries não devem entrar na lista de compras.
    Apesar de o livro ser uma boa opção, é preciso tomar cuidado na hora da escolha. Por exemplo, livros de tom erótico não são adequados. Mesmo sendo uma brincadeira, é preciso manter o profissionalismo.

    10) Não encontrei nenhum presente adequado. Devo perguntar por outra opção ou compro o que achar mais conveniente?

    Pergunte discretamente por outra opção. Observar a mesa de trabalho do amigo secreto e conversar com outros colegas também podem ajudar a ter novas ideias. O ideal é tentar atender o desejo do sorteado. Quando não sabemos o que dar, temos que pesquisar mais. Temos que dar o que a pessoa quer e não o que achamos legal.

    amigo-secreto-2

    [Fonte: G1]
  3. Decore sua casa para o Natal

    3 de dezembro de 2014

    O Natal é a época perfeita para confraternizar e reunir a família. Além das comidas apetitosas que serão preparadas para a ceia e o almoço, a decoração natalina deixa o clima mais aconchegante e festivo. A data correta para decorar a casa para o Natal é 30 de novembro. Mas, se você não fez a sua, siga nossas dicas, porque ainda dá tempo!

    árvore de Natal é o centro de toda decoração natalina, é peça fundamental, por isso é importante que ela seja muito bem decorada e com muitas luzes. Aposte na decoração do banheiro, da sala e da porta de entrada. Depende muito do espírito natalino e do bolso de cada um, mas é bom investir nos ambientes onde os convidados serão recebidos.

    Para a porta de entrada existem diversos tipos de enfeites, mas os mais tradicionais são as guirlandas.

    natal_nova trento2

    natal_nova trento

    No lavabo ou banheiro, coloque um lindo arranjo natalino, toalha de mão/rosto e tapete na cor vermelha. Faça um saquinho com tule dourado e coloque dentro um rolo de papel higiênico e dê um laço com fita vermelha.

    decor-natal-banheiros-5

    jarrinhos-na-parede-do-banheiro-470x548

    Na entrada, coloque em cima do aparador ou da mesinha enfeites que lembrem o significado do Natal, isto é, a festa pra celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Por exemplo: A Sagrada Família, Jesus numa cesta, um crucifixo. Ao lado coloque velas douradas. No rack da TV, substitua os adornos do dia a dia por peças decorativas natalinas, como bonecos de Papai Noel, bonecos de neve, arranjos com bolas de Natal, etc.  No canto principal da sala, coloque a árvore de Natal.

    natal_nova trento3

    Para que a mesa de jantar ganhe mais destaque, invista na toalha vermelha, ela é o grande segredo. Se não tiver, coloque uma toalha branca com um jogo americano por cima, da cor vermelha. Coloque na mesa algumas taças de água e champanhe, sendo uma delas na cor dourada. Se não tiver taças douradas, pode enfeitá-las com um botão de roupa na cor vermelha, amarrando-o em volta do pé da taça com uma fita de cetim dourada.

    Use guardanapos de boca na cor vermelha, se não tiver pode substituir pelo de papel. Existem vários modelos à venda com estampas natalinas. Distribua velas decorativas na cor dourada. O arranjo de mesa pode ser feito com uma taça larga e baixa com bolas vermelhas e douradas, rosas vermelhas e brancas.

    Coloque a toalha vermelha, ao centro o arranjo de mesa, de cada lado coloque duas velas decoradas, distribua os pratos de acordo com os lugares na mesa, assim como os talheres, as taças e o guardanapo em cima do prato. Se quiser deixar a mesa ainda mais decorada, dê um laço em volta da sua cadeira com fita de cetim vermelha.

    Já para o almoço do dia seguinte, a base da decoração é a mesma, mas com alguns detalhes a menos: Retire as velas, troque as taças por outra cor que não foi usada, troque o arranjo, substitua as bolas de Natal por pinha dourada. Use a criatividade e enfeite novamente.

    decoracao-mesa-natal-02

    8df477b3d88a1ebfc030231a1b9abfa6

    Mesa-para-o-natal-imagem-9

    Cadeira

    natal_nova trento4